publicidade

Sistema inédito no Brasil de monitoramento de viaturas no combate ao narcotráfico é sucesso em São Paulo

publicidade

Pouco mais de dois meses em funcionamento, o projeto piloto de rastreamento de viaturas por GPS (Sistema de Posicionamento Global) implementado pelo Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc), órgão ligado a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), está sendo um sucesso.

Inédito no País, o projeto está acompanhando 20 das 200 viaturas do Denarc em operações no combate ao tráfico de drogas. O monitoramento é feito por chip de computadores com a projeção de imagens num telão.

De acordo com o diretor do Denarc, Ivaney Cayres, com o novo sistema é possível se programar e colocar em funcionamento, operações comandadas por um delegado na "Sala de Situação" – local onde estão os computadores, rádio de comunicação e telão de projeção de imagens- no próprio prédio do Denarc. Nas imagens, é possível identificar placas dos veículos rastreados, localização exata da viatura, como por exemplo: rua, altura do número, percurso percorrido e até quantos agentes estão na viatura.

"O rastreamento agilizará o trabalho do Denarc tanto na locomoção de viaturas, quanto no apoio a confrontos entre bandidos e policiais", explicou o diretor do departamento. Também tornará mais eficiente o atendimento do disque-denúncia, deslocando as viaturas com maior rapidez. Segundo Cayres, o programa de rastreamento é feito por satélite ou freqüência de rádio digital e na década de 60 foi concebido pelo Departamento de Defesa dos EUA e chamava-se projeto "NAVISTAR".

Com o desenvolvimento, o GPS foi aprovado totalmente apenas em 1995 e espalhou-se pelo mundo. Atualmente, é utilizado com maior destaque no monitoramento de carros, caminhões, levantamento topográfico, navegação, transporte aéreo e cargas de valor.

"O sistema de monitoramento das viaturas viabilizará ao departamento organizar operações obtendo total controle da localização da viatura no local definido, e tornar mais rápido o apoio de outras veículos no caso de confrontos", diz o diretor. Para a população, haverá também maior controle da ação dos policiais e agilização no atendimento de denúncias recebidas, deslocando viaturas mais próximas para o local denunciado.

Informações da SSP

publicidade
Sair da versão mobile