Popularizar o uso do sensoriamento remoto no país. Este é o objetivo da nova política de distribuição de imagens de satélite que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) de Cachoeira Paulista apresenta nesta quinta-feira para usuários brasileiros.
O anúncio integra a programação do Encontro com Empresas de Prestação de Serviços com Imagens de Satélites, organizado pela Divisão de Geração de Imagens do Instituto. O encontro conta com a presença do Coordenador Geral de Observação da Terra do INPE, Dr. Gilberto Câmara, Coordenador do Projeto de Aplicações do Satélite CBERS, além da equipe da Divisão de Geração de Imagens, responsável pela produção e disseminação das imagens de satélite no INPE.
Dentre as novidades que estão sendo apresentadas está abertura do acesso ao público às imagens do LANDSAT, o satélite mais utilizado em pesquisas em todo o mundo. Estarão disponíveis dados históricos desde 1973, possibilitando o acompanhamento das mudanças ambientais, urbanas e hídricas no país a partir dessa data. Atualmente, as imagens LANDSAT são comercializadas por cerca de mil reais.
Após a abertura do acesso, pela Internet, a utilização será gratuita. Desde junho, está disponível gratuitamente, também via Internet, o catálogo de imagens do CBERS – Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres. Entre os objetivos do acontecimento, está a pretensão do INPE em apresentar e discutir o encaminhamento dessas ações junto às empresas de prestação de serviços, para melhor disseminação dos produtos e serviços propiciados pela tecnologia espacial.
O serviço de orientação sobre o acesso às imagens pela Internet será feito pelo grupo de atendimento aos usuários de imagens do INPE, no mesmo local.
+Informações acesse: http://www.dgi.inpe.br/usr/principal/atus.html ou entre em contato com o coordenador do evento, Luís Geraldo Ferreira, pelo telefone (12) 31869235 ou 31869271.