publicidade

Georreferencimento atinge Companhia Energética de MG

publicidade

A rede de energia elétrica gerenciada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) acaba de adotar um sistema de georreferenciamento para administrar linhas de transmissão e subtransmissão.

Através do projeto Geotrans, utilizando a plataforma GeoMedia, desenvolvida pela Intergraph e distribuída e implantada pela Sisgraph no Brasil, o sistema permite o cadastramento de cada uma das linhas de transmissão e subtransmissão em um aplicativo computacional georreferenciado.

Cada uma destas linhas, vãos e estruturas podem ser visualizadas graficamente, com seu correto posicionamento geográfico, permitindo a consulta de suas características físicas, de forma rápida e amigável.

"A implantação do Geotrans abre a possibilidade de novos projetos corporativos e permite o desenvolvimento de análises mais detalhadas, envolvendo o sistema elétrico e temas diversos, tais como infra-estrutura do Estado, meio ambiente e integração com outros aplicativos", afirma Daniel Senna Guimarães, um dos coordenadores do projeto.

O programa será usado para otimizar a administração da maior rede energética da América Latina e uma das quatro maiores do mundo. São 774 municípios, numa área de 560 mil km, com 330 mil km de redes de distribuição e mais de 22 mil km de linhas de transmissão e subtransmissão, para atendimento a 16 milhões de pessoas no Estado. Informações da Sisgraph

publicidade
Sair da versão mobile