publicidade

Governo Federal reforça programa de vigilância da Amazônia

publicidade

O ministério do Meio Ambiente (MMA) está apostando no reforço em um dos maiores programas de fiscalização da Amazônia Legal pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O órgão adquiriu nesta quarta-feira vários equipamentos, no total de R$ 12,2 milhões. Entre eles estavam 83 novas pick-ups com sistema de rastreamento via satélite, 241 aparelhos de GPS (para identificação de posicionamento em terra via satélite) e 69 sistemas de comunicação via satélite para veículos.

A ministra Marina Silva destacou que "As aquisições vão fortalecer o trabalho que as 19 bases fazem em conjunto com a Polícia Federal, ministério do Trabalho, com a polícia Rodiviária e também com o Exército. As aquisições permitirão que a gente possa dar eficiência a nossas açoes de combate ao desmatamento ilegal, ao uso insustentável da madeira, e à ocupação indevida das terras públicas pela grilagem de terras". Ela ressalvou que os veículos alcançam lugares quase inacessíveis a veículos comuns e "são todos rastreados por satélites, o que nos põe em comunicação com o sistema de informação que alimenta as operações do Ibama e da Polícia Federal".

Marina Silva disse ainda que "os dados de desmatamento eram disponibilizados de dois em dois anos no governo passado e agora estão sendo disponibilizados em tempo real, o que nos possibilita interferir antes que o desmatamento aconteça.

Quando eles eram disponibilizados, era apenas para aferir que os danos já tinham acontecido. Neste momento nós estamos fazendo um esforço gigantesco para evitar os danos – quando nós os identificamos – antes do desmatamento".

Seis bases de fiscalização já funcionam, quatro deverão entrar em operação até fevereiro e outras nove deverão operar até julho do ano que vem.

Informações da Agência Brasil

+Informações www.mma.gov.br

publicidade
Sair da versão mobile