publicidade

Imagens LANDSAT agora têm acesso gratuito pela internet

publicidade

Agora todos os usuários brasileiros terão acesso gratuito através da internet às imagens de alguns dos primeiros satélites de sensoriamento remoto do mundo: LANDSAT 1, 2 e 3, sensor MSS, processadas pela Estação Multi-Satélite, desenvolvida pela GISPLAN.


Imagem de satélite do município de Angatuba – São Paulo

Disponibilizado pelo Ministério da Ciência e Tec-nologia (MCT), através do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o catálogo contém imagens históricas de 1973 a 1983 e possibilita o acompanhamento das mudanças ambientais, urbanas e hídricas no país a partir dessa data.

Estão disponíveis imagens de 100% do ter-ritório nacional e 80% da América do Sul (todo o Uruguai, Paraguai, Bolívia, Guianas, Suriname e parte do Chile, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela e Argentina).

O acervo foi recuperado pelo MCT/Finep, através do Fundo Setorial CT-Espacial, com investimento de R$ 1,5 milhão.
Neste ano, o sistema da GISPLAN também estará processando as imagens dos satélites Landsat 4 e 7, incluindo os sensores TM e ETM+. As imagens do LANDSAT 5, sensor TM, abrangendo o período de 1984 a 2000, também poderão ser acessadas gratuitamente ainda em 2005.

Segundo o INPE, o acesso gratuito às imagens de satélite visa popularizar o uso do sensoriamento remoto no país. Hoje, a divisão responsável pelas estações de recepção, em Cuiabá (MT), e de processamento, em Cachoeira Paulista (SP), entrega, em média, 350 imagens por dia do satélite CBERS, tendo se tornado a estação com mais usuários de imagens do mundo para esse segmento.

Outro fato importante para o programa espacial brasileiro é de o Brasil possuir um dos acervos mais antigos do mundo, com registros de ima-gens de satélite desde a década de 70.

Informações na internet:
www. http://www.dgi.inpe.br

publicidade