publicidade

Satélite registrará forte colisão de iceberg que deve acontecer na Antártida nos próximos dias

publicidade

Cientistas do mundo todo estão aguardando ansiosos pela "colisão do século" na Antártida. Um enorme iceberg deve se chocar com uma placa de gelo, afirmam especialistas da Nasa.

A forte colisão causaria resultados "impressionantes", disseram os especialistas. O choque deve acontecer quando o B-15A, uma massa de gelo de 160 km de comprimento, encontrar-se com a língua de gelo –placa contínua ligada à geleira de escape ou de maré– Drygalski, no mar de Ross.

Cientistas da Nasa acompanham a movimentação do B-15A via imagens do satélite Envisat feitas na região. Entre 9 de novembro e 2 de janeiro, 13 imagens do iceberg foram capturadas.

"Será um choque entre titãs, um acontecimento extremo e incomum", disse à "BBC" Robert Binshadler, pesquisador do Goddard Space Flight Center, da Nasa. "Apenas um toque de um gigante como esses pode ser muito forte.

Certamente esse choque será maior do que qualquer outro já visto", continuou. Segundo o especialista, é impossível saber se a Drygalski quebrará, mas ele está certo de que a colisão será a maior que a placa já enfrentou.

O B-15A é um fragmento de um dos maiores icebergs conhecidos, que se desprendeu do bloco glacial Ross em 2000 e começou a se romper no ano passado. Para ver as imagens registradas pelo Envisat clique aqui

Informações do jornal Folha de São Paulo

publicidade
Sair da versão mobile