A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) anunciou nesta segunda-feira que elaborou um atlas com imagens via satélite e mapas que mostram as áreas afetadas antes e depois dos maremotos de 26 de dezembro do sul da Ásia.
Esse atlas contém informações sobre o clima, as colheitas, os níveis de subnutrição e inclusive dados sobre perdas humanas e danos materiais produzidos pelos sismos, incluídos em um Sistema de Informação Geográfica (GIS em inglês).
O documento "será muito útil para organizações e representantes de nações que trabalhem nas zonas devastadas já que mostra imagens via satélite, estatísticas e mapas topográficos", afirmou nesta manhã o especialista da FAO, Dominique Lantieri.
Segundo ele, a agência da ONU explicou que, por enquanto, este mesmo tipo de Atlas está muito adiantado nos Estados golpeados pelo maremoto, como o Sri Lanka e a Indonésia. "Porém estamos trabalhando para atualizar os dados e incluir os demais países atingidos", completa Lantieri.
A FAO espera que o atlas passe a ser um documento cartográfico de referência-chave para os que trabalham tanto no planejamento como no terreno nas zonas arrasadas pelo tsunami.
+Informações www.fao.org/tsunami/environment/maps.html.
Informações da Agência de Notícias Yahoo!