publicidade

Veículos com rastreamento de fábrica

publicidade

O rápido crescimento do mercado de sistemas de rastreamento, bloqueio e localização de veículos, que dobrou de tamanho no ano passado, levoumontadoras a fazer parcerias com empresas especializadas para oferecer oserviço com garantia de fábrica.

General Motors, Ford e Mitsubishi já homologaram operadoras de equipamentos de segurança inteligente para instalação em modelos mais visados por ladrões.

A Volkswagen é a próxima a anunciar parceria. Se o projeto-piloto for bem sucedido, os sistemas de monitoramento on-line poderão ser incluídos como opcionais e já saírem de fábrica equipando modelos da marca. A montadora fez acordo com a Crown Telecom e vai testar o interesse do consumidor com o Golf, que está na lista dos mais roubados.

Se a procura for grande, vai agilizar a instalação do equipamento na fábrica. "A parceria é o primeiro passo para analisarmos essa possibilidade", diz o gerente de engenharia de eletroeletrônicos da Volks, Domingo Otero. A Crown Telecom, empresa nacional no mercado há um ano e meio, tem como alvo grandes grupos para contratos em massa.

Ela usa as redes GPS e GPRS de localização via satélite e monitora 600 veículos, número que pode saltar para 30 mil até o fim do ano após acordos com a Volks e outras montadoras que estão em negociações. Com sede em Belo Horizonte, a Crown vai abrir escritórios em São Paulo e no Rio.

Por enquanto, os equipamentos de medição e transmissão de dados da Crown são importados do Canadá. "Temos intenção de nacionalizar no futuro", diz o gerente corporativo, Rogério Leão Figueiredo. O sistema de rastreamento da marca custa R$ 1.650 (instalação e prestação de serviço por um ano). No segundo ano, o preço baixa para R$ 850. Só no Estado de São Paulo são instalados em média 10 mil monitores por mês, de acordo com empresas do setor.

Em todo o País, o número de carros com sistema de segurança inteligente passa de 500 mil, o dobro dos registros contabilizados ao final de 2003. Para este ano, a projeção é de crescimento mínimo de 30%. Umas das vantagens é que algumas seguradoras estão dando descontos mais do que vantajosos para os veículos que saem de fábrica com o equipamento.

Informações de O Estado de São Paulo

publicidade
Sair da versão mobile