publicidade

Sisgraph lança solução para aperfeiçoamento de imagens com tecnologia da NASA

publicidade

A Sisgraph, representante da Intergraph – uma das principais fornecedoras mundiais de soluções de TI para corporações e órgãos públicos-, está lançando no Brasil o Intergraph Video Analyst, uma solução ampla para aperfeiçoamento de imagens de vídeo.

A Integraph desenvolveu o Video Analyst utilizando uma tecnologia chamada "VISAR" (Video Image Stabilization and Registration) de propriedade intelectual da NASA. A solução captura, analisa, melhora e edita imagens provenientes de video-monitoramento, além de permitir a entrada de imagens de diversas fontes.

Essa tecnologia foi criada por cientistas na NASA a partir de uma solicitação de ajuda do FBI para averiguação de vídeos de baixa resolução contendo imagens do atentado a bomba nas Olimpíadas de Atlanta em 1996. Desde então, o FBI já resolveu dezenas de crimes com a ajuda dessa tecnologia.

A NASA também utiliza a tecnologia VISAR para tratamentos de imagens de satélite. João Paulo Del Nero, gerente técnico da área de Segurança Pública da Sisgraph, afirma que hoje não há nada parecido no Brasil. "Os softwares existentes não possuem capacidade de tratamento de imagens semelhante ao Intergraph Video Analyst". Ele explica que o Video Analyst, permite que imagens tremidas fiquem extremamente nítidas.

"Isto é particularmente útil em imagens capturadas de dentro de um veículo ou objetos em movimento, como uma pessoa correndo dentro de um estacionamento ou de uma loja, ou muito escuras ou borradas. Nesses casos, as imagens são estabilizadas e enriquecidas, permitindo a identificação de detalhes como a placa de determinado veículo ou a fisionomia de uma pessoa".

Uma outra funcionalidade do software se refere à compilação de vídeos que são fragmentos de imagens de várias câmeras, criando-se automaticamente uma seqüência de imagens lineares de cada uma delas. Del Nero afirma que o Video Analyst é recomendado para órgãos de segurança e inteligência que desejam tratar imagens de vídeo de casos criminais ou incidentes.

Os usuários podem ser Secretarias de Segurança Pública, Polícias Civil e Militar, Exército, Segurança de Aeroportos, entre outros.

A solução também oferece sistema avançado de registro e estabilização de imagem; manipulação de ampliação, contraste e brilho da imagem; separação simultânea de até 128 câmeras; ordenação de cenas provenientes de diversas câmeras; função de brilho/escurecimento com tecnologia avançada; rastreamento por área de interesse; função de câmera lenta com ajuste na velocidade de reprodução e aplicação simultânea de vários filtros para melhoria da imagem.

+Informações www.sisgraph.com.br

publicidade
Sair da versão mobile