publicidade

Tecnologia Espacial, Software Livre na área de GIS e muito mais nos tutoriais da sexta edição do GEOBrasil

publicidade

Em meio a um momento de fortes investimentos na área de Tecnologia Espacial de Observação da Terra, o GEOBrasil 2005 em um de seus tutoriais traz este tema com enfoque em sensores atuais, novas tendências e potenciais de uso.

Marcado para acontecer um dia antes de este grande evento começar, Rosana Okida – geóloga, atual gerente de projeto do departamento de processamento digital de imagens da Geoambiente Sensoriamento Remoto – , e Cleber Gonzales de Oliveira – engenheiro cartógrafo e diretor de operações da mesma empresa -, retratarão as principais características dos sensores dos satélites atuais em operação (ETM+ Landsat 7, Ikonos, CBERS, Terra/EOS AM 1, Kompsat, EO 1, SAC C, EROS, Quickbird, Envisat, SPOT 5, Orbview 3, IRS P6, entre outros), bem como a potencialidade de uso de suas imagens.

Destinado a profissionais de nível técnico ou gerencial que atuam na área pública ou privada e que trabalhem com imagens de satélite, o mini-curso terá como tópicos principais: estado da arte dos satélites de sensoriamento remoto, características dos principais sensores dos satélites de recursos naturais atuais e potencialidade de uso das imagens, ETM+ Landsat 7, Ikonos 2, CBERS 1 e 2, Terra/EOS-AM 1, Kompsat 1 e 2, Kometa 20, EO 1, SAC C, EROS A, B e C, Quickbird 2, Envisat 1, SPOT 5, Aqua/EOS-PM 1, Orbview 3, RESOURCESAT-1/IRS P6, Cartosat 1/IRS P5 e 2/IRS 2A, Radarsat 2 e ALOS.

Tutorial Software Livre na área de GIS

Tecnologias e padrões abertos aplicáveis na área de geoprocessamento, projetos de software livre para customização de aplicações WEB em SIG, bibliotecas e componentes básicos livres para desenvolvimento de frameworks e aplicações em SIG, banco de dados livre, software básico de infra-estrutura para definição de uma arquitetura 100% livre e cases do CPqD utilizando software livre e padrões abertos serão os tópicos do tutorial "Software Livre na área de GIS – – Ficção ou Realidade – Prós e Contras – O que o usuário precisa saber".

Marta Duarte Teixeira e Sandro Danilo Gatti, mestres em Ciência da Computação e analistas de sistemas do CPqD, e Rafael de Melo Cuba, especialista em Ciência da Computação e gerente de arquitetura e ambiente na área de GIS do CPqD, trazem todos os detalhes dos principais projetos de software livre na área de SIG.

"Eles abordarão banco de dados espaciais, bibliotecas, softwares básicos de infra-estruturas e aplicativos de visualização de mapas", completa Emerson Zanon, diretor das revistas InfoGEO e InfoGPS e um dos organizadores do evento. Segundo ele, será dado um foco especial em como conceitos de interoperabilidade e iniciativas internacionais para definição de padrões abertos têm contribuído para o crescimento de software livre na área SIG.

Também serão apresentados cases do CPqD no desenvolvimento de framework e customizações de aplicações SIG para políticas públicas em telecomunicações, gerenciamento de rede de telefonia e administração pública.

O tutorial tem como público alvo profissionais da área de geoprocessamento e desenvolvedores de software que desejam utilizar software livre nas customizações de aplicações SIG. Os interessados devem ter conhecimento básico em SIG e noções básicas em tecnologias WEB.

Todos os tutoriais têm duração de seis horas, acontecendo das 9 às 16 horas com intervalo de uma hora para o almoço.

Mais informações entre em contato pelo e-mail: info@geobr.com.br, ou pelo telefone (11) 6096-5311

Conheça mais detalhes da programação do tutorial no site do evento: www.geobr.com.br

publicidade
Sair da versão mobile