O telefone de emergências 190 recebe diariamente nada menos que 40 mil ligações de ocorrências na cidade de São Paulo.
Essa imensa base de dados está gerando mapas dinâmicos e automatizados que ressaltam as ocorrências que traduzem a vida cotidiana da população, num serviço denominado COPOM Online.
A iniciativa partiu do centro de processamento de dados da PM que montou um servidor multiprocessado equipado com software de mapeamento da linha GeoMedia, capaz de ler automaticamente a renovação dos eventos relatados e criar novos mapas indicativos.
A cada 10 segundos, a população narra 5 eventos novos que compõem o retrato mais exato possível da vida cotidiana da grande cidade.
"Nosso primeiro objetivo é maximizar os recursos existentes na PM para atender mais rapidamente e melhor as ocorrências policiais que reclamem pronto atendimento", explica o Capitão Alvaro Batista Camilo, responsável pelo suporte técnico do novo serviço.
"Os softwares da linha GeoMedia já estão realizando mapas automáticos e dinâmicos de ocorrências e de situação para a PM Paulista; mas o mais importante é sua capacidade de viabilizar a tomada de decisões estratégicas, pois irá mostrar a evolução das ocorrências, de forma temática, nos pontos onde são detectados, horários, e todos os itens envolvidos na evolução desses eventos.
A partir desses dados, a corporação poderá se posicionar melhor e a tempo para prever os crimes na capital", explica Sergio Nunes, gerente comercial da Sisgraph.
Informações da Sisgraph