publicidade

Ônibus de Recife terão sistema anti-assalto baseado em GPS

publicidade

Mais uma vez o sistema de GPS será útil na prevenção de assaltos a veículos motores.

O secretário de Defesa Social de Pernambuco, João Braga, anunciou na última semana, que 200 ônibus que circulam na grande Recife receberão botões de emergência e equipamentos de GPS, facilitando a localização de ônibus que estão sofrendo assaltos com imediatismo.

Segundo Braga, os botões de emergência serão instalados no local de trabalho do cobrador e do motorista e estarão ligados diretamente à Central Integrada de Operações de Defesa Social (Ciods).

"A Ciods irá repassar as chamadas a algumas das 90 motos que circulam nos 30 principais corredores de coletivos da cidade, o que torna o atendimento mais rápido", disse.

O presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Evandro Avelar, explicou que não há possibilidade de saber em que coletivos as câmeras e os botões estarão instalados, por se tratarem de aparelhos minúsculos. Já a Ciods poderá determinar a localização exata do ônibus que tiver seu botão de emergência ativado através da utilização do equipamento de GPS. Os custos com equipamentos estão orçados em R$ 600 mil, recursos que serão arcados pelas próprias empresas de transporte. Segundo a EMTU, as empresas garantiram que o valor não será repassado para as passagens, descartando a possibilidade de aumento para o usuário. Informações da Folha de Pernambuco

publicidade
Sair da versão mobile