publicidade

Cooperativa do setor de energia aplica GIS Móvel em seus trabalhos de campo

publicidade

A ESRI Sistemas e Informação Geográfica (GIS) anunciou recentemente que a Cooperativa Laurens Eletric (LEC) está disponibilizando uma solução sob medida do software GIS ArcPad para um número de aplicações de GIS Móvel, resultando num aumento de produtividade e eficiência operacional; melhora na coleta, manutenção e exatidão de dados, além de redução de custos.

Segundo o supervisor de GIS da Cooperativa Laurens Eletric, James Owens, a empresa busca constantemente novas maneiras de aproveitar melhor o sistema de GIS.

"Nós reconhecemos que implantar o GIS no campo levaria a uma informação mais precisa e atualizada, além de reduzir tempo e recursos necessários para a atualização de dados no escritório.

Ter uma informação atualizada disponível para o pessoal de campo assegura um excelente serviço para o cliente em termos de manutenção, restauração de falhas e mais", diz.

Em 2001, a LEC implantou o software GIS da ESRI e de seus parceiros de negócios Miner & Miner e MESA Solutions.

A LEC e a MESA Solutions optaram por encontrar uma solução que pudesse ser facilmente usada pelos trabalhadores de campo para melhorar a coleta de dados enquanto trabalham com o seu GIS já existente sem muitas mudanças. O ArcPad, software de GIS móvel da ESRI, foi selecionado por sua extensiva funcionalidade GIS e pelo baixo custo.

A MESA Solutions customizou o ArcPad a fim de corresponder às necessidades específicas definidas pelos usuários. Conhecida como Visualizador de Campo, a aplicação está sendo implantada em laptops Compaq 7010 HP para coleta de dados e visualização de mapas.

Semanalmente o pessoal de campo da LEC conecta seus laptops em rede e em alguns minutos fazem o download das informações atualizadas de toda a área de trabalho automaticamente do banco de dados de GIS Corporativo.

Esta aplicação provê o mesmo detalhe de mapeamento disponível no escritório. Os usuários podem panoramizar, dar zoom ou puxar dados em diferentes escalas.

Quando um trabalhador de campo dá um zoom numa área em particular, os dados ficam automaticamente visíveis na escala apropriada.

Os trabalhadores de campo também podem visualizar subestações de dados facilmente bastando, para isso, exibir cada subestação e circuito associado em uma única cor.

Isto permite uma rápida identificação das áreas de circuito e simbologia por fases.

+Informações: http://www.img.com.br/ .

publicidade
Sair da versão mobile