publicidade

Debates do primeiro dia do GEOBrasil prometem esquentar evento

publicidade

Fazem parte da programação do GEOBrasil 2005, que acontece em São Paulo / SP, entre os dias 31 de maio e 02 de junho próximos, uma série de sete debates. Esta parte do evento envolve os temas Homologação do Georreferenciamento de Imóveis Rurais; Normas Técnicas do Georreferenciamento de Imóveis Rurais; Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo; Mudanças do Referencial Geodésico; Proteção da Infra-Estrutura Crítica; Impacto no Mercado da Política de Distribuição de Imagens de Satélite CBERS e Redes Estaduais de Geotecnologias Interando Esforços.

No dia 31 de maio, às 9h, Sergio Jacomino (IRIB), Edaldo Gomes (INCRA/DF) e Milton Dupont (AGETOP) promovem o debate Homologação do Georrefrenciamento de Imóveis Rurais. O objetivo do debate é apresentar o histórico e a situação atual em que se encontram os diferentes atores que participam do Georreferenciamento de imóveis rurais, além de abordar a Lei nº 10.267 do ponto de vista da comunidade profissional, executora dos serviços.

No mesmo horário acontece o debate Impacto no Mercado da Política de distribuição de Imagens de Satélite CBERS, com José Epiphanio (INPE), Laurent Martin (Engesat) e Cel. Martins Gomes (ICA – Instituto de Cartografia da Aeronáutica). O evento vai discutir e avaliar os impactos positivos e negativos da política de distribuição de imagens de satélites do INPE para todo o mundo.

Às 14h do mesmo dia tem destaque um debate comandado por Adilson Cazarini (COMGAS), Carla Tereza Chiara (SABESP), João José dos Santos Oliveira (AES Eletropaulo), Marcos Romano (CEC – Prefeitura de São Paulo), Marco Faria (Telefônica) e Ronaldo Malheiros (Defesa Civil), sobre o tema Proteção da Infra-Estrutura Crítica. A grande questão abordada será como gerenciar as informações do sub-solo de forma a evitar acidentes e compartilhar custos de manutenção da imensa base de dados.

O quarto e último debate do dia acontece também às 14h e vai abordar o tema Redes Estaduais de Geotecnologias Integrando Esforços. Os debatedores Gilberto Corso (UFBA), Édson Luis Bolfe (Embrapa Tabuleiros Costeiros – SE) e Virginia Nalini (Paraná Cidade) vão apresentar as experiências de sucesso de Estados que tem desenvolvido ações no sentido de integrar as várias instituições que produzem e utilizam a geoinformação, as dificuldades da integração de todo o país e os principais órgãos que compões estas redes.

Outras informações sobre o evento GEOBrasil e o calendário de palestras dos dois últimos dias podem ser encontrados no site www.geobr.com.br.

publicidade
Sair da versão mobile