publicidade

Índia faz mapeamento geográfico para proteger tigres ameaçados de extinção

publicidade

Um projeto que utiliza imagens de satélite e processamento computacional para criar um mapa dinâmico da população de tigres da Índia ganhou urgência após relatos sobre a ação de caçadores e outros fatores ambientais, que estariam levando os animais à extinção.

O mapeamento será feito com base no último levantamento da cobertura florestal da Índia. Estão sendo usadas imagens de satélites, mapas e relatórios de patrulhamento terrestre para produzir uma imagem dinâmica de animais solitários e seus habitats.

"Nós iniciamos o projeto há dois anos atrás no estado de Madhya Pradesh, mas agora estamos mapeando reservas, densidades de animais, apreensões de caçadores e artefatos de caça para assim construir a rede nacional de tráfico", disse Qamar Qureshi, chefe da equipe do mapeamento.

Relatórios preliminares dão conta de que há apenas 3.600 tigres restantes, comparados aos 40.000 de seis décadas atrás.O trabalho deverá ser finalizado até novembro, quando a Índia lançará seu primeiro censo de espécies ameaçadas.

Informações do Portal Geoplace 

publicidade
Sair da versão mobile