publicidade

Colisão de icebergs muda o mapa da Antártica

publicidade

Segundo informações da Agência Espacial Européia, uma grande colisão entre um iceberg e uma "língua de gelo" trará mudanças ao atual mapa da Antártica.

A "língua de gelo" é suficientemente grande para aparecer como permanente nos mapas da Antártica.

A Agência vinha acompanhando o movimento do iceberg e, desde janeiro, estava claro que ele estava em rota de colisão com Drygalski, que tem 70 quilômetros de comprimento e avança sobre o mar Ross.

Atualmente se encerra o verão da Antártica e as observações diretas ficam limitadas, por isso, as imagens estão sendo transmitidas pelo radar da plataforma, que consegue atravessar as pesadas nuvens das tempestades polares.

O iceberg B-15A, que possui 115 quilômetros, quebrou uma ponta de cinco quilômetros da "língua de gelo" Drygalski, segundo as imagens enviadas pela Envisat, plataforma de observação da Agência Espacial Européia. O iceberg parece não ter sofrido alterações com o choque, que já era esperado pelos cientistas.

A Agência Espacial afirma que mais da metade do iceberg ainda vai passar por Drygalski e, por isso, é possível que a língua de gelo ainda sofra mais danos.

Informações da BBC Brasil

publicidade
Sair da versão mobile