O balneário de Acapulco, no México, atingiu seu objetivo de expandir a receita, sem aumentar os impostos, ao implementar as soluções de digitalização e gerenciamento eletrônico de documentos (GED) da Laserfiche e os sistemas de informação geográfica (GIS) do Instituto de Pesquisa de Sistemas Ambientais (ESRI).
O projeto foi realizado em duas etapas, sendo que a primeira consistiu em tirar fotografias panorâmicas de toda a costa de Acapulco, de imóvel a imóvel; fotografar as fachadas e digitalizá-las com a tecnologia GIS do ESRI. Na segunda etapa, utilizou-se a suíte de sistemas GED da Laserfiche para digitalizar todos os arquivos de cadastro, os títulos de propriedade, os impostos prediais e todos os documentos legais relacionados a cada imóvel.
Na seqüência, esse material foi integrado aos mapas e plantas digitais. "Graças à implantação da tecnologia GED e dos mapas digitais do ESRI, conseguimos ser o único município do país a triplicar a arrecadação", afirma Alejandro Catalán, diretor de cadastros de Acapulco.
Antes de adquirir essas soluções, o balneário de Acapulco possuía as informações referentes aos títulos de propriedade, bilhetes prediais e plantas dos imóveis, entre outras, em locais distintos e em papel. Dessa forma, para encontrar um dado era preciso solicitar a informação, localizá-la no arquivo, tirar as cópias e depois enviá-las. Este processo era muito demorado e acabava por dificultar o controle na arrecadação de impostos.
Para aprimorar esse sistema, a solução tecnológica adquirida organizou o registro cadastral legado, através da digitalização dos planos, fotografias aéreas, fachadas, escrituras, títulos de propriedade e documentos prediais, o que permitiu ao balneário eliminar os custos com armazenamento de arquivos, agilizar a busca e integração dos documentos e regularizar a situação dos imóveis. Informações da ESRI