publicidade

CBERS-2 está praticamente regularizado

publicidade

Após passar por um período de testes bem sucedidos, realizados pelas equipes técnicas responsáveis pelo satélite na China (Academia Chinesa de Tecnologia Espacial) e no Brasil (Instituto nacional de Ciência e Tecnologia), a rotina de imageamento da câmera CCD do CBERS-2 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) encontra-se em fase final de regularização.

No último dia 13 de abril, observou-se uma anomalia no satélite CBERS-2 no momento em que ele se encontrava sob o controle do lado chinês, caracterizada pela comutação automática do circuito de fim de carga da bateria para sua unidade redundante.

As imagens produzidas pela câmera CCD, que imageia uma faixa de 113 km de largura, com resolução de 20m, perfazem 85% do total de cenas distribuídas até agora. Atualmente, o registro de imagens está sendo feito em cinco operações diárias, contituídas por três passagens pela China e duas pelo Brasil. Trata-se do mesmo número de operações que eram realizadas antes da detecção da anomalia.

A operação das outras duas câmeras do satélite ainda está sendo analisada. Também estão sendo feitos estudos para verificar se a falha ocorreu na bateria ou em circuitos associados à mesma. Porém, já se sabe que a perda de uma das duas baterias do satélite não deverá comprometer os demais equipamentos.

Outros testes estão sendo planejados para colher informações essenciais para definição dos modos de operação do satélite nesse novo estado. Informações do INPE

publicidade
Sair da versão mobile