publicidade

LAUC 2005: GIS Escola traz crianças ao fascinante mundo das imagens de satélite

publicidade

Em meio a estandes brancos com homens sisudos pilotando suas máquinas de última geração, um espaço colorido, com chão de quebra-cabeça e parede de arco-íris foi destaque no penúltimo dia da LAUC 2005.

Chamado de “GIS Escola”, o pedaço lúdico da Conferência Latino Americana de Usuários ESRI – Leica foi invadido na tarde de ontem por cerca de cinqüenta alunos de sexta a oitava série do Colégio São Vicente de Paulo. Graças à iniciativa das professoras de Geografia Mônica Roque e Roseli Vasconcellos, as crianças assistiram a vídeos sobre preservação ambiental e aprenderam de forma divertida e didática a importância e as aplicações do sensoriamento remoto no dia-a-dia . “Aqui elas também podem ver o funcionamento de um satélite”, disse Roseli, satisfeita com a visita

A idéia surgiu depois que as duas participaram de um curso de incentivo ao uso de sensoriamento remoto na educação, realizado pelo INPE. “A proposta era estimular os meninos e meninas a usar a tecnologia sem medo”, conta Mônica, já vendo pequenos geógrafos a sua frente.

publicidade
Sair da versão mobile