Brasil, Espanha e Colômbia se unem para disseminar informações sobre o novo sistema de posicionamento global europeu
O Consócio Latino, formado por empresas do Brasil, Espanha e Colômbia, venceu recentemente a licitação para ser o centro de informações sobre o Galileo para a América Latina. O Galileo é o sistema europeu de posicionamento por satélite, similar ao GPS americano.
Os principais objetivos do Centro são:
• Difundir informações sobre o Galileo e o EGNOS para aumentar o conhecimento entre tomadores de decisão, investidores, órgãos reguladores, indústrias, provedores de dados e usuário final;
• Estabelecer relações entre "pessoas-chave" e investidores da América Latina e Europa em diferentes níveis (pesquisadores, instituições públicas, etc.);
• Identificar os benefícios sociais, econômicos e operacionais que o Galileo oferecerá aos usuários da região, explorar novos mercados e descobrir aplicações inéditas;
• Facilitar a introdução dos serviços oferecidos pelo sistema Galileo através do desenvolvimento de uma rede de contatos na área de GNSS;
• Facilitar acordos de mercado do GNSS europeu e latino-americano, identificando novas aplicações que podem ser desenvolvidas na região baseadas no EGNOS/ Galileo a suas vantagens operacionais em comparação a sistemas existentes (e.g.: maior precisão, garantia de serviço e integridade);
• Dar suporte ao desenvolvimento regional do Galileo e desenvolver um plano de suporte ao GNSS;
• Promover o programa na região através de treinamentos, realização e participação em seminários. Esta atividade tem como base uma experiência anterior com o projeto EDISA e está sob responsabilidade de um consórcio industrial à parte, que corre paralelamente ao Centro de Informações do Galileo.
O centro está sendo estabelecido para promover oportunidades entre a Europa e a América Latina e deve ser um ponto regional de longa duração. O desenvolvimento e a manutenção de um portal na internet estão entre as tarefas do consórcio, bem como a organização de um prêmio anual para universitários que realizem uma tese ou um projeto PhD sobre um tópico relacionado ao Galileo. Outras ferramentas de informação, como um Info-Desk, por exemplo, também serão desenvolvidas para divulgar as atividades do Galileo na América Latina.
O Consórcio Latino é constituído pelas empresas abaixo, havendo, no entanto, a possibilidade de ampliar esta rede de parceiros locais e regionais no futuro.
• Pildo Consulting S.L.: Líder do consócio a empresa foi fundada em 2001, a matriz da Pildo Lab fica em Barcelona, na Espanha. As principais atividades da empresa são consultoria, desenvolvimento de serviços e soluções para aeronáutica, sensoriamento remoto – observação de Terra e TI, além de oferecer serviços em Ciências, Tecnologia e Sociedade (STS).
• CRECTEALC: O centro e o gerenciamento ficarão por conta do CRECTEALC, o Centro Regional de Educação em Ciência e Tecnologias Espaciais para América Latina e Caribe, que é afiliado às Nações Unidas e cuja sede fica nas dependências do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O CRECTEALC também está ligado ao ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). As três instituições ficam em São José dos Campos. Tanto o INPE como o ITA são apoiadores na criação deste centro.
• Editora MundoGEO: A Editora MundoGEO foi fundada em 1998 em Curitiba, Estado do Paraná. A empresa publica três revistas: InfoGEO, InfoGPS e InfoGEO em Espanhol, além de manter o único portal sobre geotecnologias em três idiomas (Português, Inglês e Espanhol) do mundo, o MundoGEO.com. A MundoGEO também publica todos os anos o Guia de Empresas, conta com uma livraria virtual, oferece cursos via internet, coordena a programação técnica e apóia a divulgação do GEOBrasil Summit, maior evento de geoinformação da América Latina, promovido pela Alcântara Machado Feiras de Negócios.
• SIS GNSS S.A.: Desde 2003, a empresa colombiana SIS GNSS S.A. oferece consultoria, serviços e suporte de engenharia em GNSS, atuando fortemente em tecnologia de navegação – tanto em design quanto em implementação de aplicações de navegação baseadas em GNSS.