A ESRI anunciou que o formato SVG será suportado nos softwares da plataforma ArcGIS 9.2. Há muito tempo a ESRI tem reconhecido o valor dos padrões abertos e a interoperabilidade em TI. De acordo com a empresa, "esse anúncio está alinhado com o contínuo compromisso da ESRI de desenvolver softwares abertos e interoperáveis".
"A ESRI tem se dedicado a oferecer tecnologia e software abertos e baseados em padrões, para melhor atender a nossos clientes" afirma Jack Dangermond, presidente da ESRI. "A interoperabilidade maximiza o retorno sobre o investimento na implementação de dados e sistemas de GIS. Nós estamos constantemente pesquisando novos caminhos para expandir o conhecimento geográfico e para atender às necessidades dos indivíduos e das organizações, em virtualmente qualquer segmento de mercado. O suporte ao formato SVG na plataforma ArcGIS 9.2 é apenas mais um passo nesta caminhada. A força dos padrões abertos para dados e software está na possibilidade de promover, de maneira rápida e fácil, a troca, o compartilhamento e a distribuição de informações para todos e em qualquer formato."
O SVG – Scalable Vector Graphics, é uma linguagem gráfica baseada em texto, que descreve figuras com formas vetoriais, textos e gráficos matriciais encapsulados. Os arquivos SVG são compactos e proporcionam alta-qualidade gráfica para aplicações na Internet, impressões, e em computadores e dispositivos portáteis. Além disso, o formato SVG suporta alterações por script e animação, e é usado para apresentação de gráficos interativos e personalizados conforme o conteúdo dos dados.
Mais informações: www.img.com.br