publicidade

Geotecnologias e geoinformação municipal para a gestão territorial

publicidade

Conheça as vantagens do uso da geoinformação na administração de cidades

Os municípios, apesar de representarem as células da gestão territorial no Brasil, nem sempre possuem ferramentas eficientes que possibilitem a apropriação do conhecimento necessário para a real solução de seus problemas. Se o conhecimento existe, não está adequadamente organizado e disponível; e se não existe, há grandes dificuldades operacionais para sua sistematização e apropriação.

Grande parte dos municípios brasileiros apresentam problemas de uso, cobertura e ocupação das terras, gerados pela falta de um planejamento adequado do seu território. Tais problemas traduzem-se em crescimento urbano desenfreado; ocupação desordenada do espaço rural, incluindo áreas de risco; expansão ou retração das atividades agropecuárias; aumento dos conflitos de interesse econômico de uso do solo envolvendo, por exemplo, mineração, agricultura, áreas de proteção ambiental, turismo, entre muitos outros fatores. Essa diversidade de situações e interesses causa impactos ambientais que, além dos prejuízos a curto prazo, comprometem a sustentabilidade ambiental, econômica e social dos municípios.

O uso de geoinformação e de geotecnologias, estas últimas convertidas em ferramentas de sistematização do conhecimento, auxilia o planejamento estratégico municipal, aumentando a eficiência da gestão territorial, pois podem apoiar várias ações no município relativas à educação, transporte, saúde, zoneamentos, planos diretores, análise de riscos etc. Esses recursos contribuem, portanto, para melhorar a e.ciência dos serviços públicos e o entendimento de problemas por técnicos e especialistas interessados na gestão territorial municipal. Um outro setor que também se beneficia nesse processo é a economia, considerando-se os mercados diretamente relacionados às questões e problemas territoriais mencionados.


Detalhe do recurso WebGIS utilizado no trabalho de “Subsídios para Elaboração e Implantação da Agenda 21 do município de Campinas–SP”: imagem Eros, com sobreposição de mapa temático de impermeabilização do solo.

A eficiência da aplicação de geoinformação e geotecnologias para a gestão dos territórios municipais brasileiros, depende do emprego de modelos em escalas adequadas. Tais modelos devem integrar conhecimentos existentes sobre o meio abiótico, biótico, atividades antrópicas, impactos ambientais, riscos, potenciais e limitações ambientais, fornecendo diagnósticos e propostas para a sua gestão. Através do sensoriamento remoto e do geoprocessamento, podem ser integradas imagens orbitais ou suborbitais para a construção e operação dos sistemas de informação. O território converte-se em recurso para o desenvolvimento, se explorado no contexto de um processo de planejamento político e coletivo, que destaque sua complexidade regional e os interesses envolvidos.

O modelo de gestão territorial vigente no país confere ao município a responsabilidade de controlar o ordenamento territorial, através do seu Plano Diretor. Mas, via de regra no Brasil, os municípios não têm recursos humanos e tecnológicos para executar planos diretores que respeitem as diretrizes desenhadas nos instrumentos legais que regem o assunto (especificamente o Estatuto da Cidade – Lei No. 10.257, de 10/07/2001, que regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal). Sistemas de informação para gestão territorial e ambiental ainda apresentam limitações ligadas à grande dispersão das informações (em instituições e mídias diversas); às crescentes, mas ainda tímidas, iniciativas de analisar e expressar os dados espacialmente; às dificuldades de acesso pelos usuários e à ausência de produtos que favoreçam sínteses conclusivas ou análises de cenários para favorecimento dos processos de tomada de decisão. Neste contexto, a geoinformação, as geotecnologias e seus serviços são instrumentos poderosos para uma visão espacial integrada dos desafios da gestão municipal, em escalas adequadas de análise e síntese.

Nos municípios brasileiros, ainda inexiste um modelo de planejamento e gestão territorial ou ambiental que forneça subsídios para as tomadas de decisão por parte do poder público e para a execução de um plano diretor que atenda às demandas estratégicas do municí-pio e da sociedade. É urgente a utilização de conhecimento espacial para o planejamento e gestão das ações municipais através de políticas públicas.

Vários aspectos devem ser observados e integrados em um sistema de informações visando subsidiar a gestão territorial em escala municipal. Entre eles ressaltam-se:

• Integração e uniformização das bases de dados espaciais da área de estudo;
• Utilização de imagens de alta e média resolução espacial para mapeamento e levantamento de dados ambientais;
• Caracterização do uso e cobertura das terras e sua dinâmica, enfocando o meio biótico e as atividades antrópicas;
• Caracterização do meio físico em escalas espaciais adequadas ao planejamento municipal;
• Análise espacial de dados socioeconômicos;
• Caracterização dos impactos ambientais das várias atividades antrópicas;
• Identificação e caracterização dos riscos, potenciais e limitações ambientais;
• Elaboração de diagnósticos, cenários futuros e propostas para a gestão territorial municipal;
• Reunião, organização, disseminação e validação do conteúdo de informações estratégicas para o município, permitindo a retroalimentação do sistema pela sociedade.


Detalhe do recurso WebGIS utilizado no trabalho de “Subsídios para Elaboração e Implantação da Agenda 21 do município de Campinas – SP”: imagem SPOT 5, ilustrando diferentes usos e coberturas das terras.

A Embrapa Monitoramento por Satélite, por iniciativa própria ou por atendimento de demandas específicas de seus clientes, vem desenvolvendo trabalhos de aplicação de geotecnologias e geoinformação que viabilizam soluções aos problemas enfrentados na gestão territorial do agronegócio. No âmbito dessas atividades, freqüentemente, se interpõe a gestão territorial municipal, exigindo abordagens que levem em conta escalas adequadas para a expressão da informação gerada e recursos tecnológicos acessíveis a qualquer nível de usuários.

Um exemplo desse tipo de trabalho foi realizado na elaboração dos “Subsídios para Elaboração e Implantação da Agenda 21 do Município de Campinas – SP” (www.agenda21cps.cnpm.embrapa.br), onde imagens de satélite de alta resolução, trabalho de campo e recursos de WebGIS foram integrados na construção de um sistema de informação veiculado na internet, permitindo a democratização e transparência da informação e ampliando a possibilidade de participação da sociedade (figuras 1 e 2). No trabalho foram levantadas, sistematizadas e mapeadas as informações sobre os problemas ambientais do município e suas possíveis soluções, abordados em cinco grandes temas ambientais: solos, água, ar, vegetação e fauna.

A inovação do trabalho foi a utilização dos recursos WebGIS, ferramenta que comple-menta os sistemas de geoprocessamento tradicionais e aumenta as possibilidades de acesso à geoinformação . O resultado prático é um sistema de informação na forma de um website, com interação amigável com o usuário e que integra recursos tecnológicos e informações especializadas capazes de fornecer um diagnóstico dos principais problemas ambientais do município.

Ivo Pierozzi Jr.
ivo@cnpm.embrapa.br 

Gustavo Souza Valladares
gustavo@cnpm.embrapa.br 

Mateus Batistella
mb@cnpm.embrapa.br 

Denise de La Corte Bacci
bacci@cnpm.embrapa.br

Pesquisadores da Embrapa
Monitoramento por Satélite

publicidade