publicidade

Mato Grosso vai utilizar imagens de satélite para combater desmatamento ilegal

publicidade

Mato Grosso fará parte da ofensiva nacional lançada pelo Ministério do Meio Ambiente para conter o desmatamento ilegal e reduzir o índice de queimadas na Amazônia Legal.

O plano estratégico, lançado no último 10 em Brasília, prevê uma atuação conjunta entre órgãos federais e estaduais nos estados de Mato Grosso, Rondônia e Pará.
 
Dos 40 municípios que estão na lista feita pelo Ministério do Meio Ambiente dos que mais desmatam na região amazônica, sete estão em Mato Grosso – é o chamado arco do desmatamento.

O trabalho de prevenção e combate ao desmatamento ilegal no Estado será concentrado nos municípios de Aripuanã, Alta Floresta, Colniza, Guarantã do Norte, Vila Rica, Sinop e São José do Xingu.
 
Além do Termo de Cooperação Técnica, assinado com o IBAMA para uma atuação conjunta, Mato Grosso irá utilizar alta tecnologia para identificar e punir os infratores.

O Estado dispõe de um avançado sistema de controle com imagens de satélite, através do qual é possível identificar com precisão qualquer tipo de desmatamento ilegal. Graças a seu alto nível e precisão, o aplicativo será utilizado também em outros Estados.
 
De acordo com levantamentos divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente, em 2005, Mato Grosso reduziu em 34% o número de queimadas no período de proibição e em 41% no índice de desmatamento, deixando a primeira posição no ranking nacional .
 

publicidade
Sair da versão mobile