publicidade

ONU aprova proposta brasileira para uso de dados geoespaciais

publicidade

O Comitê das Nações Unidas para o Uso Pacífico do Espaço (COPUOS)  aprovou, durante reunião plenária realizada este mês em Viena, a proposta apresentada pelo Brasil para incentivar a cooperação internacional na promoção do uso de dados geoespaciais para o desenvolvimento sustentável. O documento passa a integrar a agenda de debates do COPUOS, com um plano de trabalho de três anos.

O Brasil integra o comitê desde a sua criação, em 1959. A instituição é composta por 67 dos 192 países membros da ONU e constitui-se no mais alto fórum intergovernamental para o exame, a avaliação e a regulamentação das atividades espaciais para fins pacíficos.
 
A partir da aprovação da proposta, o Brasil espera criar um princípio internacional que reconheça a necessidade de cada país de construir uma competência nacional para receber, processar, analisar e gerenciar informações geoespaciais, como ferramenta estratégica de seus programas de desenvolvimento sustentável e das políticas públicas.
 
Nos próximos três anos, representantes de instituições e empresas ligadas à área de observação da Terra de diversos países terão a oportunidade de debater o tema e apresentar suas idéias e propostas.
 
O INPE levará ao COPUOS sua experiência nos programas de aplicações em sensoriamento remoto, em especial a política de distribuição gratuita de imagens de satélite.
 
 

publicidade
Sair da versão mobile