publicidade

UFPR recebe apoio de empresa para aulas de topografia e projetos científicos

publicidade

Uma parceria entre a Universidade Federal do Paraná, LACTEC, COPEL e a empresa Manfra, resultante de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento financiado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANNEL), possibilitou a compra de uma Estação Total da série TPS1200, modelo TCRA1205.

Recentemente a UFPR também adquiriu um par de GPS RTK através de programas de financiamento do Governo Federal (FINEP), dispondo assim de instrumental moderno em termos de equipamentos topográficos e geodésicos. O principal objetivo foi realizar o monitoramento da Usina Hidrelétrica de Salto Caxias, localizada no município de Leônidas Marques (PR).

“A parceria entre universidades e empresas é um dos melhores caminhos para o desenvolvimento científico e à inovação tecnológica”, afirma o responsável pelo Laboratório de Instrumentação Geodésica (LAIG) do Curso de Pós-graduação em Ciências Geodésicas – Departamento de Geomática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Prof. Dr. Pedro Luis Faggion.

O Departamento de Geomática da UFPR ministra a disciplina de Topografia e Levantamentos para 7 cursos, sendo eles engenharia cartográfica, civil e florestal, agronomia, arquitetura, zootecnia, geologia e geografia, atendendo em média, 600 alunos de graduação por semestre.

Parceria

O Departamento de Geomática, ligado ao Setor de Ciências da Terra, recebe constantemente auxílio da empresa paranaense Manfra & Cia Ltda, em instrumentos para topografia e geodésia. O apoio destaca-se na área de levantamentos da UFPR, através da ajuda para a criação do Laboratório de Topografia Informatizada (LATIN) e doação de licenças do software de automação topográfica Posição, que são utilizadas nos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado.

De acordo com Danilo Sidnei dos Santos, gerente de produtos da Manfra, os equipamentos (SmartStation) são integrados, proporcionando aos usuários diversos benefícios. “Este novo e revolucionário sistema topográfico permite o cálculo da posição com uma precisão centimétrica (10mm+1ppm) a uma distância de até 50 km da estação de referência, independente de pontos de apoio existentes em poligonais ou trilaterações. Ela pode ser utilizada como Estação Total integrada ao receptor GPS RTK ou como dois equipamentos independentes”, explica.

A segunda fase do projeto, já em andamento, é adquirir um sistema de rádio para comunicação da TPS1200, que permitirá a transferência de dados coletados em campo para o computador, tudo em tempo real. Segundo o professor Dr. Luis Augusto Koenig Veiga, os equipamentos GPS-RTK também são destinados a trabalhos de pesquisa desenvolvidos na UFPR pelos alunos de pós-graduação em ciências geodésicas, e demais pesquisadores da instituição.

“Os laboratórios da área de topografia e geodésia da UFPR estão entre os mais modernos do Brasil na área de medições topográficas. A busca desta qualidade se deu também graças à parceria com as diversas áreas da sociedade e irá contribuir ainda mais no aperfeiçoamento profissional de nossos alunos que sairão preparados para o mercado de trabalho”, afirma Faggion.

Segundo Rubens Manfra, gerente comercial, todas as empresas deveriam ter a responsabilidade de desenvolver o seu setor e contribuir para o aprimoramento do seu mercado. “Sempre auxiliamos as instituições de ensino que nos procuram, ministrando palestras e cursos sobre as novas tecnologias em nosso segmento”, afirma.

publicidade
Sair da versão mobile