publicidade

Fórum: Especialista da CELEPAR fala sobre a distribuição de dados geográficos

publicidade

Cyntia Mara Costa, engenheira cartógrafa e analista de sistemas de informações geográficas da CELEPAR Informática do Paraná, reflete sobre a política ideal de distribuição de informações geográficas

As técnicas atuais de coleta de dados geográficos e o uso intenso em SIG e CAD, provocaram o aumento considerável no volume de dados digitais gerados e a sua aplicação em um vasto domínio de atividades.

Segundo especialistas, o volume de dados geográficos digitais gerado por aplicações espaciais emergentes, como a Earth Observation System (EOS) da NASA, já está entre os maiores já tratados por qualquer aplicação.

Entretanto, após décadas de produção de dados geográficos, não se constatam melhorias para a acessibilidade à informação geográfica. O acesso público à informação é uma preocupação relevante e mesmo com a tecnologia disponível, são encontrados poucos provedores que disponibilizem dados.

As questões sobre o acesso a informação geográfica estão sendo discutidas em várias instâncias da sociedade e os governos, a iniciativa privada, a academia e os cidadãos almejam soluções que viabilizem o uso comum dos dados.

Confira este artigo na íntegra (acesso livre).

publicidade
Sair da versão mobile