publicidade

Transporte de produtos florestais será monitorado via satélite

publicidade

Entrou em funcionamento no início de setembro o novo sistema de controle de transporte de produtos florestais. Totalmente eletrônico, o Documento de Origem Florestal (DOF) foi elaborado para oferecer maior eficiência na fiscalização, tanto para o governo federal como para os estaduais.

O DOF começou a ser desenvolvido em 2003 e substituirá a Autorização para Transporte de Produtos Florestais (ATPFs). A nova ferramenta foi lançada pelo ministério do Meio Ambiente, durante a 48ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), realizada em São Paulo no dia primeiro de setembro.

Segundo o diretor de Florestas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Antonio Carlos Hummel, “A ATPF era um documento impresso que levava a manipulação por várias pessoas e amplas possibilidades de fraude. Com o novo sistema, vamos trabalhar a gestão da informação. Ou seja, fraudar um banco de dados estruturados é muito mais complexo”.

Hummel disse que, para tornar a fiscalização eficaz, o Ibama usará ferramentas como consultas à internet e aos relatórios gerenciais emitidos pelas equipes de fiscalização que estarão em campo; sistema de rastreamento via satélite; e a Linha Verde, uma linha de telefone gratuita por meio do qual a população pode se informar sobre a legalidade da madeira.

Com os rastreadores adaptados nos veículos, os fiscais poderão conferir se o DOF portado pelos motoristas dos caminhões que estão transportando a madeira está correto. Para usar o DOF, o usuário precisará ter seu registro no Cadastro Técnico Federal e, a partir daí, entrar na pagina do Ibama (www.ibama.gov.br), onde encontrará um link para os serviços on-line do órgão.

publicidade
Sair da versão mobile