No ano de 2011, o número total de assinantes de serviços baseados em localização (LBS na sigla em inglês) chegará a 315 milhões, mediante 12 milhões em 2006, de acordo com um novo estudo da empresa ABI Research. Este número representa um aumento de 0.5% do total de assinantes de serviços wireless atualmente para mais de 9% ao final do período de cinco anos.
“As regiões de maior crescimento serão a América do Norte e Oeste Europeu”, afirma o analista sênior Ken Hyers. “A região asiática também terá um grande crescimento, mas vai variar muito pelas oscilações do mercado. Coréia do Sul e Japão vão continuar a ser líderes do mercado, mas a América do Norte, que tem tido muitos negócios por muitos anos, deverá ser o consumidor mais significativo a partir de 2007”.
O mercado de LBS teve seu início na Coréia do Norte e Japão, principalmente nas áreas de navegação pessoal e alguns serviços de rastreamento para pessoas e famílias. Nos Estados Unidos, as empresas Nextel e Sprint adotaram inicialmente o LBS com foco em aplicações de rastreamento em tempo real. Em 2006 a Verizon Wireless também entrou nesse mercado e tem atualmente três aplicações disponíveis, e mais cinco planejadas para os próximos meses.
O crescimento do mercado no oeste europeu tem sido limitado pelo fato de que poucos celulares GSM/WCDMA têm GPS embutido, mas a pesquisa da ABI Research espera que entre 2007 e 2008 haverá crescimento no número de telefones móveis WCDMA 3G que conterão chips GPS, permitindo que as operadoras possam oferecer LBS.
Antecipando esta tendência, pelo menos uma operadora vai oferecer serviços baseados em localização utilizando GPS no oeste europeu até o final de 2006. A pesquisa indica que em 2007 pelo menos mais quatro grandes operadoras seguirão este caminho.
“Os serviços de localização vão incrementar a adoção de celulares 3G”, diz Hyers. “É esperado que o LBS faça com que os assinantes usem mais serviços de dados 3G, e aumente as vendas destes dispositivos”.
Fundada em 1990 e sediada em Nova Iorque, a ABI Research mantém programas de pesquisa anuais, serviços de inteligência e pesquisas de mercado em transmissão de dados e multimídia, comunicação sem fio, comunicação móvel, transportes e tecnologias de emergência.
Para mais informações visite www.abiresearch.com