publicidade

Nova versão do ArcGIS tem suporte a formatos da biblioteca GDAL

publicidade

A versão 9.2 do ArcGIS terá suporte a formatos GDAL . A novidade agrega ao ArcGIS o benefício de poder acessar os diversos formatos matriciais suportados pela biblioteca GDAL, que são mais de 50.

Esse não é o primeiro caso em que um produto proprietário de GIS passa a integrar recursos de componentes de software livre. Softwares como o FME, CadCorp SIS, Google Earth e Scan Magic já se beneficiam de recursos de software livre.

A própria ESRI, ao lançar a extensão ArcGIS Data Interoperability – que dentre outros recursos, permite acesso ao PostGIS –  já demonstrou um bom relacionamento entre ferramentas comerciais e livres.

O fato serve para reforçar a nova tendência mundial, em que diferentes categorias de software são complementares, e não concorrentes isoladas.

ArcGIS Server 9.2

O ArcGIS Server, em sua edição 9.2, pode ser considerado como uma nova plataforma. O software evoluiu do foco, antes apenas para desenvolvedores, para um sistema completo de GIS para servidores, permitindo manipulação de dados, geoprocessamento, visualização 2D e 3D e edição em plataforma web.

A nova versão é aberta e interoperável, o que permite conectar e integrar os mais diversos tipos de aplicações comuns nas organizações, como CAD, Leica, Google Earth, SAP, SAS, entre outras.

Também pode ser conectado a outros sistemas de informação, via serviço de comunicação que utiliza tecnologia de arquitetura orientada a serviços (SOA na sigla em inglês).

Veja mais detalhes sobre integração de softwares livres e comerciais na seção Fórum I da revista InfoGEO.

publicidade
Sair da versão mobile