Como parte do projeto de Introdução do GNSS no Setor da Aviação (GNSS Introduction in the Aviation Sector – GIANT), um projeto da Comissão Européia gerenciado pelo Galileo Joint Undertaking (GJU), uma demonstração de vôo baseada no sistema EGNOS foi realizada no dia 21 de outubro, no aeroporto de Valência na Espanha, com um avião Air Nostrum Dash-8.
O Air Nostrum é um dos líderes da aviação regional na Europa. A demonstração, coordenada pela divisão de navegação por satélites Aena, representa um grande passo na introdução do EGNOS e do Galileo no setor de aviação, pois é a primeira vez em que uma aeronave voa com este tipo de tecnologia na Europa.
O vôo consistiu em algumas aproximações utilizando Localizadores de orientação Vertical (LPV na sigla em inglês) baseados no EGNOS. A instalação dos aparelhos nos aviões ficou a cargo da empresa Pildo Labs, e consistia em um GPS Garmin GNS480 e um indicador de desvios de curso e vertical (CDI/VDI), que provia ao piloto orientação horizontal e vertical ao longo do trecho de aproximação com a pista.
No teste, o sistema EGNOS possibilitou uma aproximação alinhada com a pista de pouso e uma redução significante no erro de aterrissagem, o que indica que grandes benefícios são esperados do EGNOS quando o serviço esteja totalmente operante.
Depois do conjunto de tentativas realizado com sucesso, o primeiro fórum de usuários do GIANT foi realizado em Valência no dia 3 de novembro, com a importante participação de atores da aviação mundial, incluindo autoridades da aviação civil, provedores de serviços, companhias aéreas, indústria da aviação, operadores de helicópteros, associações de aviadores, entre outros.
Todo o material apresentado durante os workshops já está disponível no site do projeto GIANT, incluindo um vídeo com as demonstrações de vôo.
No ano de 2007 serão realizados outras demonstrações de vôo com aviões. Serão feitos pousos no aeroporto de San Sebastian, no norte da Espanha, outra demonstração em Valência, além de Bolonha na Itália.
Também serão feitas demonstrações com helicópteros de emergência com serviços médicos, baseados em EGNOS, no hospital de Lausane, na Suíça.
GIANT
O projeto GIANT iniciou em julho de 2007, através de um consórcio de companhias européias liderados pela INECO e com a participação das empresas Aena e Air Nostrum. O objetivo do GIANT é auxiliar a introdução dos serviços de navegação por satélite EGNOS e Galileo no setor de aviação civil.
Para maiores informações visite o site do projeto GIANT: www.gnss-giant.com
Sobre o sistema Galileo acesse: www.galileoic.org