publicidade

Pensando à frente

publicidade

O primeiro mapa digital de eixo de ruas do Brasil foi o mapa de São Paulo. Foi concluído em 1992 e levou mais de dois anos para ser produzido. Depois de finalmente ser colocado à venda, foi licenciado somente depois de 6 meses. Naquele tempo não exisiam aplicações para esses produtos, apenas a visão de que aquilo seria muito útil num futuro próximo. E assim aconteceu. Hoje o mercado nacional dispõe de milhares de cidades digitalizadas, utilizadas por diversos ramos de atividade.

Ter a visão do futuro faz muita diferença: pensar novo, fazer antes e ser bem-sucedido. Convidamos você para uma breve leitura sobre a experiência da Multispectral, uma empresa reconhecida pela qualidade de seus produtos e pelo maior acervo de mapas digitais inteligentes do Brasil.

Além de ter produzido o primeiro mapa digital inteligente do Brasil, a Multispectral também foi a primeira empresa do país a adotar o sistema de comercialização de seus produtos através de licenciamento de uso (royalties). Produzir mapas digitais de forma independente passou a ser o seu principal negócio. Assim, o mercado passou a não precisar mais contratar serviços para ter o mapa digital de uma cidade: bastava adquirir o licenciamento de um mapa digital pronto.

Nos primeiros anos, a Multispectral não teve qualquer concorrente. Com a chegada das empresas de TV a cabo nas principais cidades do país, novas tecnologias para logística e a entrada da MapInfo no Brasil, a demanda por esse tipo de informação aumentou muito. Beneficiada pela sua posição de líder já consolidada, a Multispectral sempre reinvestiu seus lucros para se manter nessa posição, e hoje soma o maior acervo de mapas digitais inteligentes do Brasil, com mais de 2.660 cidades.

A Multispectral orgulha-se por contar, ao longo de sua história, com os melhores profissionais do mercado, e por investir fortemente em processos e tecnologias para se manter no topo da qualidade na produção de mapeamento digital inteligente. Um grande passo nesse sentido foi dado em 1998, quando a empresa adquiriu aeronave, máquinas automáticas para processamento fotográfico e estações de trabalho para produção cartográfica digital, tratamento e ortorretificação de imagens aéreas, criando um setor de aerolevantamentos dentro da empresa. Além de atuar em um novo mercado, passou a ser totalmente auto-suficiente na produção e atualização de mapas digitais, garantindo uma qualidade diferencial em precisão e fidelidade. Hoje seu acervo de fotos aéreas cobre mais de 300 localidades, e são vendidas e também ajustadas aos mapas digitais convencionais.


-> Análise visual: mapa digital da cidade de São Paulo

Mais tarde, com a chegada da internet e sua conseqüente necessidade de conteúdo, os mapas digitais inteligentes ganharam uma nova utilidade e foram parar em grandes portais e sites para localização de estabelecimentos e endereços. Em meio aos grandes investimentos e grandes expectativas dessa nova tecnologia, a Multispectral criava, em 2001, um novo setor na empresa, responsável por desenvolver tecnologias web para acessar mapas digitais online.

O Geoportal, como foi batizado, começou consciente de que, independente do prazo de retorno do investimento, a internet seria, sem dúvidas, o futuro. Assim, apoiou a criação dos primeiros sites de localização de endereços da internet e hoje, 6 anos depois, é responsável pelo desenvolvimento e manutenção de uma linha de produtos online dedicados a mercados específicos, como AVL (Automathic Vehicle Location), OLM (Objects Location and Management), logística e prefeituras. O Geoportal fornece acesso via internet a todos os mapas digitais e fotos aéreas da Multispectral, e está desenvolvido em 3 camadas, permitindo a integração com qualquer solução. Além de fornecer sempre a versão mais atualizada de cada cidade, o sistema não requer do usuário altos gastos em software e hardware, e sua aquisição é simples, rápida e financeiramente acessível.

Um ano depois de lançar o Geoportal, a Multispectral passou a atuar no mercado de estudos e consultoria para inteligência de negócios. Em sociedade com Reinaldo G. Gregori, renomado profissional e estudioso de demografia e economia, PhD por Berkeley (Universidade da Califórnia), foi fundada a Cognatis, cujos principais campos de atuação são o geomarketing (estudos de potencial de consumo por região) e o CRM analítico (estudos estatísticos para aumentar o número de clientes do usuário e conseqüentemente a sua rentabilidade).

A Cognatis foi a primeira empresa do Brasil a combinar técnicas de estudos de geomarketing com técnicas de estatística e econometria. Com isso, conquistou rapidamente seu espaço no mercado, oferecendo estudos baseados em metodologias matemáticas e empíricas como alternativa aos métodos tradicionais, considerados por muitos especialistas insuficientemente robustos e muito subjetivos. Com essa parceria, os mapas da Multispectral passaram a ser largamente enriquecidos com as mais importantes informações sócio-demográficas, dados de empresas e pesquisas exclusivas. Todas essas informações estão disponíveis em uma ferramenta web exclusiva para estudos de geomarketing, o NetTool® Cognatis. Hoje, grandes empresas fazem uso dessa tecnologia, via internet ou implementada na sua intranet, e integrada com as suas informações cadastrais e transacionais de pontos de venda e clientes, diretamente do seu BI.





-> Telas do WebTool, com diferentes visualizações, diagramas e relatórios

Nesses 17 anos, a Multispectral apresentou um crescimento de, em média, 60%  ao ano.  Este é o fruto de um trabalho sério que consiste na busca pela excelência, compromisso com seus colaboradores, arrojo nos seus investimentos e, principalmente, ética nos negócios. Para 2007, a Multispectral prepara algumas novidades, e terá grande prazer em mostrar novamente ao mercado de GIS, que continua sendo uma empresa que pensa à frente.

publicidade
Sair da versão mobile