publicidade

Conheça as instituições que fiscalizam e avaliam sistemas de rastreamento

publicidade

O mercado de rastreamento e monitoramento, utilizando o sistema GPS ou a tecnologia GPRS, está em constante crescimento e precisava de um órgão que fiscalizasse esses produtos.

Desde dezembro de 2002, as companhias de seguro contam com o Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI Brasil)  e a Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (FENASEG).

Desde 1999 ambas realizam uma pesquisa, cujo acesso é restrito a empresas associadas, enfocando os sistemas de bloqueio e rastreamento de veículos. No entanto, recomendações gerais de sistemas de bloqueio e rastreamento aprovados pelo centro de pesquisa podem ser encontradas no site do CESVI. O objetivo é auxiliar as companhias na recomendação dos sistemas mais adequados para seus segurados.

Caminhões e motos

Em junho de 2004, o centro passou a avaliar também sistemas de rastreamento e bloqueio desenvolvidos especialmente para caminhões.

A entidade conta que a iniciativa surgiu a partir de uma necessidade do próprio mercado. “Como o roubo de cargas de caminhões está se tornando cada vez mais especializado, os sistemas voltados para recuperar esse tipo de veículo precisam ter características próprias e eficiência comprovada”, afirmou um técnico da empresa.
 
A avaliação de sistemas de rastreamento e bloqueio de caminhões abrange, além dos itens já relacionados no estudo de veículos de passeio, todos os periféricos dos caminhões, como o sensor de engate e a vulnerabilidade do sistema.

A última novidade é a avaliação de sistemas específicos para motos, já à disposição na home page do Centro.

Mais informações: www.cesvibrasil.com.br

publicidade
Sair da versão mobile