A empresa britânica CSR anunciou que vai produzir um processador integrado que terá funções de GPS e de comunicação sem fio.
A idéia de usar esse microchip em aparelhos portáteis surgiu depois que a companhia comprou duas empresas especialistas em GPS: a sueca NordNav por 40 milhões de dólares e a Cambridge Positioning Systems por 35 milhões de dólares.
O presidente-executivo da companhia, John Scarisbrick, disse que a tecnologia será mais efetiva que aparelhos GPS tradicionais e poderá ser usada em locais fechados.
Os chips também utilizarão menos energia e serão mais baratos para fabricantes de dispositivos portáteis em relação à necessidade atual de se ter dois chips em cada aparelho.
Scarisbrick informou que a combinação de GPS e Bluetooth em um único chip custará aos fabricantes de aparelhos um adicional de 1 dólar por processador, ante cerca de 5 a 10 dólares se for usado um chip GPS tradicional.
A CSR informou que espera lançar os primeiros produtos GPS durante o primeiro semestre deste ano. Os processadores devem começar a gerar lucro em 2008.
Com informações da Reuters