publicidade

China confirma lançamento de seu primeiro míssil anti-satélite

publicidade

O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, Liu Jianchao, confirmou hoje a realização do teste com um míssil balístico.

A China disparou com sucesso no dia 11 de janeiro seu primeiro míssil anti-satélite para destruir um velho veículo espacial meteorológico, o que gerou protestos dos governos de EUA, Japão, Austrália, Coréia do Sul e Canadá.

O míssil balístico de alcance médio, com base em terra, foi disparado do Centro Espacial de Xichang, na província de Sichuan, e destruiu um satélite situado a mais de 850 quilômetros de altitude, segundo dados das agências de inteligência americanas.

Com o lançamento, a China se tornou o terceiro país do mundo a fazer esse tipo de teste, depois dos realizados na década de 1980 por EUA e União Soviética.

A nova arma indica que a China pode derrubar satélites de espionagem de outros países, o que gerou temores especialmente nos EUA, líder indiscutível do espaço após o declínio da URSS, perante uma possível corrida armamentista espacial.

Sistemas Globais de Navegação por Satélites

A altura dos satélites do sistema GPS é de aproximadamente 20 mil quilômetros, muito acima do alcance dos mísseis balísticos. Satélites de observação da Terra, que têm órbita baixa, poderiam ficar vulneráveis em uma possível corrida armamentista espacial.

publicidade
Sair da versão mobile