publicidade

Estudos geotectônicos têm investimento milionário em equipamentos

publicidade

O Observatório Nacional (ON) iniciou a compra de equipamentos no valor de 14 milhões de reais, com o objetivo de fazer da instituição um dos grandes centros mundiais de pesquisas em geofísica.

Serão adquiridos sismógrafos, gravímetros e equipamento magnetotelúricos – que utilizam variações do campo eletromagnético na superfície da Terra para investigar a estrutura da condutividade elétrica no interior do planeta.

Os aparelhos deverão ser utilizados por outras entidades de pesquisas que fazem parte da Rede Temática de Geotectônica (Redetec), criada pela Petrobras. Fazem parte da Redetec as universidades do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Federal de Minas Gerais (UFMG), Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Estadual Paulista (Unesp) e a Federal de Ouro Preto (Ufop).

Segundo Fontes, o projeto permitirá um grande salto na quantidade e qualidade dos estudos geotectônicos realizados no Brasil, possibilitando uma ampliação expressiva do conhecimento da geologia e dos recursos naturais do País.

publicidade
Sair da versão mobile