publicidade

Ministério do Meio Ambiente vai mapear bacias sedimentares brasileiras

publicidade

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) vai mapear três bacias sedimentares brasileiras até 2008, dos quais duas já em 2007. Este projeto reforça o compromisso do governo de cartografar as nove grandes bacias marítimas onde há presença de atividades ligadas ao petróleo.

São dois os principais objetivos do trabalho iniciado pelo MMA. Primeiro, estabelecer medidas preventivas contra derramamentos de petróleo. Segundo, dar uma resposta organizada, rápida e eficaz em caso de acidentes dessa natureza.

O primeiro mapa do programa, referente à Bacia Ceará- Potiguar, ficou pronto em 2004. O MMA, auxiliado por parceiros, agora executa o mapeamento de mais três bacias. Em 2007 ficam prontos dois volumes, os da Bacia Sergipe-Alagoas/Pernambuco-Paraíba, estados agrupados na mesma grande área, e da Bacia de Santos. Para 2008 está prevista a entrega do mapa que contempla o sul da Bahia. Ainda em 2007 começam a ser coletadas informações para mapear as cinco regiões restantes do país.

Ao final, os nove atlas vão compor as Cartas de Sensibilidade Ambiental ao Derramamento de Óleo (Cartas SAO), com informações relevantes sobre o ecossistema e ocupações de todas as regiões. Os estudos incluirãoinformações geomorfológicas, coleta de dados no local e imagens de satélites, entre outros dados.

publicidade
Sair da versão mobile