As ambulâncias dos bombeiros de Caldas da Rainha, em Portugal, acabam de ser equipadas com um sistema de rastreamento por satélites GPS, que permite saber continuamente a posição, a velocidade, o tempo de condução, a quilometragem percorrida, a identificação do condutor e até mesmo a temperatura interna dos veículos.
Segundo Antonio Marques, vice-presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros, o sistema permite uma melhor gestão da frota que transporta os pacientes para os hospitais. O sistema permite controlar os desvios de rota e encontrar o melhor caminho, garantindo assim a economia de combustível.
Apesar de todo o controle permitido pelo sistema, a associação de bombeiros assegura que a função não é fiscalizar os motoristas das ambulâncias. “Além de sabermos o custo por quilômetro de cada veículo e as médias de consumo, também recebemos avisos de manutenção do veículo, como a necessidade de trocar óleo, correias e pneus”.
Em casos de acidentes, o gestor de frota pode encaminhar os veículos necessários para o local indicado. Já em caso de roubo, o sistema localiza o veículo e pode imobilizá-lo à distância.