A nova tecnologia apresentada pela Microsoft permite que o usuário fotografe um edifício, envie a imagem para um banco de dados e receba um mapa com informações sobre a região próxima.
O serviço online é uma das tecnologias em exibição na Microsoft TechFest, que começou nesta terça-feira, dia 6. A empresa vai expor nesse encontro o trabalho de seus 750 pesquisadores em todo o mundo.
Os projetos em exibição estão em estágios diferentes de desenvolvimento. Alguns estão prontos para incorporação em serviços e produtos existentes, enquanto outros ainda estão à procura do aplicativo certo para utilizar a tecnologia.
O serviço de busca de mapas vai exigir que a Microsoft obtenha milhões de fotos de edifícios e da paisagem das cidades, a partir do nível da rua. As fotos serão integradas a um banco de dados e indexadas com base em certas características, que poderão ser comparadas à geometria contida nas fotos enviadas pelos usuários.
Celulares cada vez mais sofisticados vêm se tornando um recurso popular para busca de mapas e serviços baseados em localização. A Microsoft afirma que o serviço proposto representa o próximo passo nesta área, porém, para lançá-lo em escala mundial será preciso montar um banco de dados com fotos de edifícios em todas as cidades.