publicidade

Governo dos Açores firma convênio de cartografia digital do arquipélago

publicidade

O governo regional dos Açores assinou ontem um acordo com a Empresa de Eletricidade dos Açores (EDA) para troca de informação georreferenciada da rede elétrica de transporte e distribuição de média tensão.

No momento da assinatura, o secretário regional da Habitação e Equipamentos, José Contente, informou que “uma informação cartográfica atualizada é um instrumento imprescindível para o ordenamento e gestão do uso do território e para a gestão de crises e planejamento das ações e intervenções no domínio da Proteção Civil”.

O secretário apresentou ainda o desenvolvimento do projeto Cartograf, por parte da Divisão de Topografia, Desenho e Cartografia do seu departamento, que tem como objetivo elaborar, atualizar e difundir a Cartografia dos Arquipélagos da Macaronésia. O projeto tem como parceiros os arquipélagos dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde.

Para apoiar o projeto, será implementada uma rede de estações GNSS na região, acessível a todos usuários da tecnologia. De acordo com comunicado do governo regional, esta rede vai “permitir obter, entre outras coisas, maior rentabilidade e produtividade dos equipamentos GPS existentes, maior eficácia e precisão na coleta de informações georreferenciadas e homogeneidade com o sistema de referência adotado nos Açores”.

Outra possibilidade diz respeito à adequação tecnológica aos padrões desenvolvidos em nível internacional e nacional, com destaque para o futuro sistema europeu Galileo. No total, o projeto custou às autoridades açorianas cerca de 703 mil euros.

publicidade
Sair da versão mobile