O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vitor Hugo Burko, assinou no início de março uma orientação técnica destinada a todos os escritórios regionais do estado, instituindo a responsabilidade solidária em decorrência de crimes ambientais.
Com a nova determinação, o IAP passará a autuar administrativamente todas as pessoas envolvidas, de forma direta ou indireta, em uma infração ambiental, devendo ser lavrado um auto de infração para cada responsável.
Entre os principais objetivos da nova medida está a garantia da recomposição da mata ciliar coibindo, já na próxima safra, o plantio que ainda é realizado até a margem dos rios por alguns produtores. Além disso, a proposta dá prioridade à manutenção de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal.
O instituto tem um grupo de trabalho técnico para orientar as equipes de fiscalização e definir as ferramentas que serão utilizadas no monitoramento, como geoprocessamento, imagens de satélites e a ficalização através de aviões.