O Centro de Informações Galileo para a América Latina (GICLA), que funciona no campus brasileiro do CRECTEALC, na cidade paulista de São José dos Campos, organizou o primeiro Galileo Information Days, nos dias 27 e 28 de março de 2007. O evento é parte do programa de cooperação nas atividades do Galileo que a União Européia iniciou há um ano sob a supervisão da Autoridade Européia Supervisora de GNSS (GSA, na sigla em inglês).
“O GIC foi criado para melhorar a cooperação entre todos os países da América Latina”, afirmou Jacques Barrot, vice-presidente e responsável pela área de transportes da Comissão Européia. “O recente encontro entre União Européia e América Latina coloca a navegação por satélites em nossa agenda comum. Eu vejo um imenso potencial para nossa cooperação no sistema Galileo. O centro de informações vai ajudar, de maneira prática, a sustentar nossas relações científicas e industriais nesse campo promissor”.
Desde seu lançamento, em 2005, o GIC tem sido o ponto central da promoção dos serviços e aplicações do Galileo na região, baseado em notícias regulares e informação distribuída através do Centro Virtual Galileo (www.galileoic.org), além da organização de eventos como o Galileo Information Days.
O Galileo Information Days, supervisionado pela GSA, que foi representada pelo Dr. Daniel Ludwig, teve mais de 70 participantes, estabelecendo uma oportunidade única para reunir importantes atores do mercado na região, que apresentaram seus próprios planos e estratégias na área de GNSS, e também para obter informações atualizadas sobre a evolução do programa Galileo, assim como as principais resultados das diferentes atividades de cooperação organizadas na região no desenvolvimento do sistema.
O primeiro dia do evento apresentou uma visão geral das atividades do consórcio LATINO, responsável pelo GIC, e o estado atual do programa Galileo, juntamente com uma revisão dos planos de implementação do GNSS de vários países latino-americanos. Durante o segundo dia, os resultados das análises de mercado desenvolvidas pelas atividades do consórcio CELESTE, assim como a infraestrutura do projeto fLAre, que será implementado na região para futuras demonstrações de aumento da capacidade dos sistemas GNSS.
GSA, LATINO, CELESTE e fLAre
A GSA é a nova agência da comunidade européia responsável pelo gerenciamento do interesse público e autoridade regulatória do programa europeu de GNSS Galileo. A GSA também é responsável por controlar o uso dos fundos e administrar as atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Particularmente na região da América Latina, a GSA financia e gerencia os projetos LATINO, CELESTE e fLAre.
O consórcio LATINO, liderado pela companhia espanhola Pildo Labs, cuida do Centro de Informações Galileo. A missão principal do consórcio é divulgar informações relacionadas ao Galileo através de atividades como organização de eventos, cursos e treinamentos. Outra função é o desenvolvimento do Centro Virtual de Informações Galileo, voltado a disseminar informação e manter a América Latina atenta ao programa Galileo em geral.
O consórcio CELESTE, liderado pela Empresa Espanhola de Serviços de Navegação Aérea (AENA), pesquisa cenários que vão além dos atuais sistemas de aumentação baseados em satélites e dos conceitos básicos do Galileo, para propor soluções otimizadas. As atividades do CELESTE auxiliam a análise dos passos necessários para uma possível migração dos atuais sistemas de aumentação GBAS, baseados em aplicações GNSS, para um sistema baseado em SBAS e no Galileo.
O projeto fLAre será dedicado ao desenvolvimento de uma infraestrutura que vai disponibilizar futuras demonstrações de performance do sistema em uma área da América Latina onde não há cobertura. O projeto fLAre vai adicionar as vantagens dos sistemas de aumentação baseados em satélites com relação ao GPS.
Para mais informações sobre a GSA visite www.gsa.europa.eu
Para saber mais sobre o consórcio LATINO visite www.galileoic.org