A NovAtel, uma companhia da área de tecnologia de posicionamento preciso, recebeu uma licença válida por dez anos da Agência Espacial Européia (ESA), que permite a venda de receptores que rastreiam sinais do Galileo. A expectativa é que o sistema europeu de navegação por satélite esteja completo até 2012.
O receptor EuroPak-15a, em fase de produção, vai permitir aos usuários rastrear não apenas os sinais L1 e L5 do sistema americano GPS, mas também os sinais L1 e E5a do Galileo. A empresa já está apta a realizar transações comerciais com parceiros e representantes na área de receptores do Galileo.
Esta licença substitui a autorização temporária que a NovAtel recebeu da ESA no final de março. O critério usado para a entrega da licença baseou-se na participação da empresa no programa Galileo Receiver Chain (GRC), e na contribuição no desenvolvimendo do Galileo, que começou em 2000. Já o receptor EuroPak-15a foi inicialmente desenvolvido segundo um contrato com a Agência Espacial Canadense, com início em 2004.
Giove-A
O EuroPak-15a está apto a receber os sinais do Giove-A, o primeiro satélite de testes e validação de órbita do Galileo, que foi lançado no final de 2005.