publicidade

Recursos públicos financiam o desenvolvimento do sistema Galileo

publicidade

A Comissão Européia anunciou, semana passada, que o projeto Galileo será financiado por dinheiro público, devido aos atrasos registrados pela parceria público-privada responsável pelo desenvolvimento do projeto.

O Conselho de Ministros e o Parlamento Europeu definiram um prazo para as oito empresas do consórcio (Aena, Alcatel, EADS, Finmeccanica, Hispasat, Inmarsat, TeleOp e Thales) resolverem os problemas com o andamento do projeto. Como não houve solução, a comissão tomou as rédeas do desenvolvimento do sistema europeu de navegação por satélites.

Inicialmente era previsto que o setor privado injetaria dois terços dos recursos financeiros, e o poder público ficaria com o restante. Porém, daqui até o término do projeto, que está previsto para 2012, haverá financiamento de cem por cento de dinheiro público para o lançamento dos trinta satélites.

A União Européia havia previsto um investimento inicial de um bilhão de euros, porém o custo deverá aumentar em aproximadamente 2,5 bilhões de euros.

publicidade
Sair da versão mobile