publicidade

Empresa gaúcha investe em sistema GNSS RTK integrado com estação total

publicidade

Com objetivo de aumentar a agilidade e a precisão na execução de trabalhos de levantamentos de campo, a empresa gaúcha Ferrari Topografia adquiriu no início do ano um avançado sistema robotizado de medição.

A empresa investiu no sistema SmartStation/SmartRover, composto de um par de receptores GNSS RTK, que pode ser integrado à Estação Total TCRA1205-R300, servo motorizada e com reconhecimento automático de prisma (ATR na sigla em inglês).

Segundo o proprietário da empresa, o técnico agrícola e geógrafo Fabiano Ferrari, a opção pelo equipamento foi feita após vê-lo em exposição numa feira na Alemanha, a InterGEO.

O técnico lembra que a utilização deste sistema é feita em obras de menor porte, com o objetivo de otimizar o serviço e diminuir o número de equipes e de funcionários.

Estação TotalSmartStation/SmartRover

O procedimento para o uso do sistema é muito simples. Basta instalar a Estação Total (SmartStation) e deixar que o GPS RTK (SmartRover) determine a posição. Ao desconectar a SmartAntena da estação já georreferenciada, esta segue executando medições em áreas em que o GPS não teria bom rendimento.

Com a integração entre os dois equipamentos é possível que todas as operações da estação total e do GPS sejam executadas dentro do mesmo sistema de coordenadas. Além disso, os dados são corrigidos pelo RTK, tanto na estação como no GPS, o que elimina o trabalho de processamento em escritório.

Iso 9001/2000

Há cinco anos no mercado, a Ferrari Topografia recebeu no início do ano o Certificado Iso 9001/2000, sendo a primerira empresa na área de topografia e mapeamento do Rio Grande do Sul a receber esse atestado.

->SmartStation
Foto: divulgação

+Informações
www.ferraritopografia.com.br

publicidade
Sair da versão mobile