publicidade

ESA assina acordo de cooperação em tecnologias de navegação por satélites

publicidade

A Agência Espacial Européia (ESA) e a Autoridade Supervisora de GNSS (GSA) assinaram um acordo, no dia 16 de maio, que regulamenta a cooperação entre as instituições nos programas Galileo e Egnos.

O acordo foi assinado pelo executivo da GSA, Pedro Pereira, e pelo diretor de telecomunicações e programas de navegação da GSA, Giuseppe Viriglio, com o objetivo de assegurar a continuidade da cooperação entre a ESA e a Comissão Européia.

Egnos

O European Geostationary Navigation Overlay System (Egnos) é um sistema de navegação por satélites construído com o objetivo de complementar a rede GPS, para proporcionar segurança no recebimento dos sinais e, conseqüentemente, maior precisão nas coordenadas.

O sistema consiste de uma rede de três satélites geoestacionários e um conjunto de estações terrestres, encarregado de monitorar os erros nos sinais do sistema GPS e atualizar as mensagens de correção.

O Egnos é similar ao sistema americano WAAS, que está em operação desde 2003, ao japonês MSAS e ao indiano Gagan. Especificamente para a América Latina e Caribe está em desenvolvimento o sistema Saccsa.

publicidade
Sair da versão mobile