Entre os dias 17 e 19 de julho, mais de três mil pessoas devem participar do maior e mais importante encontro anual de compradores, especialistas e fornecedores na área de geotecnologia da América Latina – o GEOBrasil Summit, que será realizado no Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo, Brasil.
O evento integra o 8° Congresso Internacional de Geoinformação (GEOBrasil), o 4° Seminário Internacional de Geotecnologias para Petróleo e Gás (GEO Óleo e Gás), o 2° Seminário Internacional de Geoinformação para Gestão Municipal (GEO Cidades) e o 4° Congresso Internacional de Navegação por Satélite (GNSS Navis).
No âmbito do congresso, os principais temas são interoperabilidade, infraestrutura de dados espaciais, banco de dados geográficos, softwares livres e proprietários para geoprocessamento, GIS corporativo, ERP, geomarketing, cadastro técnico multifinalitário, LBS, navegação e rastreamento de veículos.
Quanto às aplicações, os destaques são para a área de cidades, óleo e gás, energia, aquecimento global, saneamento, telecomunicações e meio ambiente.
Das 80 palestras previstas, 20% serão internacionais, ministradas por executivos europeus e dos Estados Unidos. O evento tem como patrocinadores e também com expositores especiais a Petrobras, a Caixa Econômica Federal e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
A coordenação técnica das palestras fica a cargo de Emerson Zanon Granemann, editor das revistas InfoGEO e InfoGNSS. A divulgação oficial é feita pelo Portal MundoGEO e suas revistas impressas em português e espanhol, além da revista GIM International.
GNSS Navis
No Congresso Internacional de Navegação por Satéite (GNSS Navis), dentre os temas que serão apresentados o destaque fica por conta da presença de profissionais especializados que irão apresentar novidades e debater oportunidades de negócios com os visitantes.
Paralelamente ao congresso será realizado, no primeiro dia do evento, o Workshop Galileo, com organização do Centro de Informações do Galileo para a América Latina (Gicla na sigla em inglês).
O acesso ao Workshop é livre para os visitantes da feira e acontece entre 16h30 e 19h do dia 17 de julho. O evento faz parte da estratégia de divulgação do Galileo, cuja responsabilidade na América Latina está a cargo do Consórcio Latino, formado pelo Portal MundoGEO, pelas empresas Pildo, da Espanha e SIS GNSS, da Colômbia, pelo Centro Regional de Educação em Ciência e Tecnologia Espaciais para América Latina e Caribe (Crectealc), e que conta com o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Programação
16h30 – Realizações e ações previstas para o Centro de Informações do Galileo para a América Latina
Emerson Zanon Granemann (MundoGEO) e José Marques (Crectealc)
Projeto Latino
17h – Estudos de mercado e testes previstos do sistema Galileo
Fernando Augusto Salla e Marcos José Mahler de Araújo (Atech)
Projeto Celeste
17h30 – Aplicações GNSS na navegação aérea
Eno Siewerdt e Jorge Eduardo Leal Medeiros (Atech)
O GEOBrasil 2007 é promovido pela empresa Alcantara Machado Feiras de Negócios. Quem visitar a feira terá a oportunidade de encontrar reunidas praticamente todas as empresas do setor de equipamentos topográficos, GNSS e fotogramétricos, softwares de GIS e processamento de dados geográficos, imagens de satélite, além de prestadoras de serviços de mapeamento e localização.
O acesso à feira é gratuito para profissionais do setor.
Mais informações pelo telefone +55 11 6096-5311 ou no site www.geobr.com.br