Os taxistas de Nova Iorque ameaçam fazer greve no próximo mês de setembro, caso avance um projeto que prevê a instalação de navegadores GPS nos seus veículos.
A polêmica começou quando a New York Taxi Workers Alliance, entidade que representa cerca de 8.400 taxistas de um total de 26 mil, comparou o GPS às pulseiras eletrônicas utilizadas pelos presos, alegando que o aparelho pode ser utilizado pelos patrões para vigiar os funcionários, mesmo quando não estão de serviço. Além da função de navegação, o GPS possibilitaria o rastreamento das rotas dos veículos.
A New York City Taxi and Limousine Commission (TLC), idealizadora da iniciativa, defende que o sistema poderá servir para alertar as autoridades em caso de perigo, para os passageiros acompanharem o trajeto ou até mesmo para que os motoristas acessem informações sobre clima e trânsito em tempo real.
Os taxistas americanos estimam que o custo total de instalação do equipamento ficaria em torno de 5 mil dólares, já que também incluiria um sistema de pagamento com cartão de crédito.
Fonte: AFP/iGOV