publicidade

Inpe inaugura novo cluster para previsão do tempo e estudos climáticos

publicidade

O novo cluster do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe) foi inaugurado nesta terça-feira (31/07), no Centro Espacial de Cachoeira Paulista.

Cluster é um conjunto de servidores de computador de alto desempenho e interconectados, que trabalham em conjunto como se fossem um único recurso de processamento.

O equipamento, com 1,1 mil processadores, é um dos mais rápidos do mundo na área de pesquisa em meteorologia. O cluster, da Sun Microsystems, foi adquirido por US$ 2,4 milhões, e irá preparar o CPTEC na transição para um novo supercomputador de previsão de tempo e clima.

O novo sistema computacional do CPTEC/Inpe foi adquirido com recursos do Projeto de Tecnologia da Informação para Meteorologia (Protim), do governo federal. Esta tecnologia, que dispõe de centenas ou milhares de processadores atuando em conjunto, é a mais nova tendência da arquitetura computacional de alta performance.

A performance do novo cluster é de 4,5 Teraflops por segundo (um Teraflop equivale a um trilhão de cálculos por segundo). Para as previsões meteorológicas diárias, o CPTEC/Inpe utiliza, atualmente, o supercomputador NEC SX-6, com 12 nós, totalizando 96 processadores e velocidade de pico de 0,76 Teraflops por segundo. De acordo com a lista do site TOP500, o supercomputador de melhor performance no segmento de pesquisa de tempo e clima possui cerca de 20 Teraflops por segundo.

A tendência mundial das instituições que processam diariamente previsões meteorológicas tem sido a migração dos supercomputadores com processadores vetoriais para os de ambiente massivamente paralelos. No entanto, esta substituição exige a contratação e capacitação de profissionais no desenvolvimento de software e ganho de experiência antes de se partir para o uso destes equipamentos nas previsões de tempo e clima de forma operacional. Dez profissionais altamente especializados foram contratados pelo CPTEC/Inpe para iniciar esta fase de transição.

Características do novo cluster do CPTEC/Inpe

– 1,1 mil processadores: 275 nós com 2 processadores duais AMD Opteron 64-bits nativos;
– velocidade de pico de 5,7 Teraflops;
– 62 Terabytes de disco formatado; e
– conexão entre nós com rede rápida InfiniBand Voltaire.

+Informações
www.inpe.br

Fonte: Inpe

publicidade
Sair da versão mobile