publicidade

Experiência brasileira em GIS é destaque em congresso internacional de saúde

publicidade

O VI Congresso Internacional de Informática em Saúde, realizado no Palácio de Convenções de La Habana em Havana, Cuba de 12 à 16 de fevereiro de 2007, fez parte da XII Convenção e Exposição Internacional de Informática 2007 e contou com outros eventos ligados à informática e ao geoprocessamento.

A convenção teve como tema “As Tecnologias da Informação e as Comunicações e sua Contribuição para um Mundo Melhor”, e contou com apresentações, painéis, projetos, estudos e palestras de diversos países com desenvolvimento na área de TI.

A participação brasileira teve destaque com as palestras de Abel Packer, Diretor da Organização Panamericana de Saúde (OPS) Brasil, de Camilo Mussi da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e duas apresentações dos representantes do Departamento de Vigilância à Saúde da Prefeitura Municipal de Santo André-SP, Alexandre Longhini e Romualdo Juliatto.

Em sua palestra, Longhini abordou a utilização dos diversos sistemas de banco de dados de saúde do país, na gestão do SUS, e suas aplicações no município de Santo André. Enfatizou, ainda, a importância da integração destes sistemas para a melhoria da atenção à saúde em diversos níveis.

Juliatto, por sua vez, apresentou o Programa de Vigilância Ambiental em Saúde, com ênfase na utilização de um banco de dados e da implantação do geoprocessamento como ferramenta de análise espacial para a tomada de decisões da administração municipal.

Com informações de Romualdo Juliattos

publicidade
Sair da versão mobile