publicidade

Expedição russa pretende mapear o fundo marinho no Pólo Norte

publicidade

Uma expedição russa iniciou mergulhos no mar próximo ao Pólo Norte, em uma missão que busca legitimar as pretensões da Rússia de ampliar suas águas territoriais e explorar os recursos minerais do Ártico. As atividades foram iniciadas no dia 29 de julho.

Os primeiros mergulhos começaram no mar de Barents, 47 milhas náuticas ao norte do arquipélago russo Terra de Francisco José. As imersões foram realizadas a 82°29′ de latitude norte e a 64°28′ de longitude leste.

"Tocar o fundo do Oceano Glacial Ártico, o mais perigoso de todos, no ponto onde convergem os meridianos no hemisfério norte, é um velho sonho da Humanidade", disse o chefe da expedição, Artur Chilingarov.

Objetivo estratégico

A missão, além da realização de pesquisas científicas, tem um objetivo geopolítico: apoiar a ambição da Rússia de declarar como parte de seu território o Pólo Norte e toda a região submarina adjacente, com seus recursos naturais.

A Rússia quer provar à Organização das Nações Unidas que a chamada cordilheira submarina Lomonosov, que chega a 3.700 metros de altura e vai além do Pólo Norte, é uma continuação da plataforma continental da Sibéria e do continente euro-asiático.

Com informações do Ambientebrasil

publicidade
Sair da versão mobile